Fotos 360°

A Fotografia panorâmica é uma paixão antiga, despertada em colagens de fotos 10×15 tiradas em série para visualizar todo o panorama do local. A paixão foi impulsionada em 1995 numa viagem para os EUA, onde comprou uma câmera Polaroid e outra Fujifilm, esta última tinha uma função que não havia visto em nenhuma outra câmera no Brasil: o modo panorâmico.

Na verdade, sendo uma câmera convencioal de filme 35mm, o “modo panorâmico” ativava no visor duas linhas que limitavam a foto, acima e abaixo. Na prática, tudo o que estivesse fora da área central das linhas não sensibilizava o filme, fazendo com que o negativo final ficasse com duas tarjas pretas, e o motivo centralizado.

Parece uma pegadinha, mas na verdade era uma função legítima de algumas câmeras e que todos os laboratórios em que eu revelei as fotos conseguiam reconhecer a fotos “panorâmica”. Na hora da impressão estas fotos com tarjas eram impressas em modo duplo, sem corte, fazendo com que a foto ficasse na verdade com tamanho final de 30x10cm, e aí então se via o efeito panorâmico em uma foto maior, que era apenas limitado pela capacidade angular da lente.

Já entre 1997-98 a Apple desenvolveu dentro do formato QuickTime um modo chamodo QTVR (QuickTime Virtual Reality), que em parceira com empresas como a Kaidan e Manfrotto para equipamentos de captura panorâmica, iniciaram o movimento de Tour Virtual imersivo, onde se podia tirar fotos em todas as direções, repeitando o ponto nodal da lente para emendas perfeitas. Além da foto panorâmica, também surgiu o ObjectVR onde um objeto é fotografado ao seu redor e em vários ângulos para que possa ser observado remotamente em detalhes.

Desde então o interesse da fotografia panorâmica foi ganhando status de hobby e posteriormente de carreira, em parceria com fotógrafos profissionais. Mais recentemente, junto com André Lauz, fotógrafo internacional natural de Pelotas, RS iniciou um grupo deserviços de fotografia 360° chamdo 360°Mix, atuando especialmente em diversos segmentos.

Saiba mais do grupo 360°Mix no site www.360mix.net.

 

Sem Comentários

Comente

© 2001-2014 DJIO - Dionízio Bonfim Bach